Verdade x OpiniãoNos gêneros argumentativos em geral, o autor sempre tem a intenção de convencer seus interlocutores. Para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.Consideram-se verdades tanto as afirmações universalmente aceitas (por exemplo, o fato de a Terra girar em torno do Sol, a poluição prejudicar o meio ambiente) quanto dados científicos em geral, como estatísticas, resultados de pesquisas sociais ou de laboratório, entre outras. Já as opiniões são fundamentadas em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são mais fáceis de contestar.Os bons textos argumentativos geralmente fazem um uso equilibrado dos dois tipos de argumento.(CEREJA, W. R., MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013)1. Considerando o que foi dito acima, leia as duas afirmações abaixo e diga se elas são verdades ou opiniões.a) “uma questão que estimula tristemente a diferença racial e social: as cotas de ingresso em universidades para estudantes negros e/ou saídos de escolas públicas” (Lya Luft)b) “A ideia das cotas reforça dois conceitos nefastos: o de que negros são menos capazes, e por isso precisam desse empurrão, e o de que a escola pública é péssima e não tem salvação. É uma ideia esquisita, mal pensada, mal executada.” (Lya Luft)

Pergunta

Verdade x Opinião
Nos gêneros argumentativos em geral, o autor sempre tem a intenção de convencer seus interlocutores. Para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
Consideram-se verdades tanto as afirmações universalmente aceitas (por exemplo, o fato de a Terra girar em torno do Sol, a poluição prejudicar o meio ambiente) quanto dados científicos em geral, como estatísticas, resultados de pesquisas sociais ou de laboratório, entre outras. Já as opiniões são fundamentadas em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são mais fáceis de contestar.
Os bons textos argumentativos geralmente fazem um uso equilibrado dos dois tipos de argumento.

(CEREJA, W. R., MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013)

1. Considerando o que foi dito acima, leia as duas afirmações abaixo e diga se elas são verdades ou opiniões.
a) “uma questão que estimula tristemente a diferença racial e social: as cotas de ingresso em universidades para estudantes negros e/ou saídos de escolas públicas” (Lya Luft)

b) “A ideia das cotas reforça dois conceitos nefastos: o de que negros são menos capazes, e por isso precisam desse empurrão, e o de que a escola pública é péssima e não tem salvação. É uma ideia esquisita, mal pensada, mal executada.” (Lya Luft)

em progresso 0
, Anônimo 1 semana 1 Resposta 29 visualizações 1

Resposta ( 1 )

  1. Obrigada por participar, mas no futuro, por favor coloque menos texto no título da sua pergunta.

    Boa sorte

EU PRETENDO DEIXAR AQUI A MINHA RESPOSTA

Encontrar

Escolha aqui o tipo de vídeo.

Cole aqui o ID do vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=sdUUx5FdySs Exemplo: 'sdUUx5FdySs'.

Resposta anónima