O conservadorismo e sua principal função: travar o desenvolvimento da humanidade. Concorda?

Enquete

Resultados

O conservador tem 3 características principais:

  1. Pensa que seu pensamento é o único correto;
  2. Pensa que o outro se pensa diferente só pode estar errado; e
  3. Tem medo do novo.

Assim, o conservador ou deseja sempre retornar ao passado ou quer manter as coisas como estão. Todo conservador diz: “antigamente isto não era assim” ou “no meu tempo era diferente”. E assim o conservador colide, mistura e unifica seu desejo pessoal com a realidade – o que fez o filósofo Mészáros escrever: “O pensamento que identifica os próprios desejos com a realidade não tem vergonha e nem limites”.

O conservadorismo existe sobretudo na vida religiosa – o conservadorismo que acreditava, e matava por isto!, que a terra plana e que a terra estava fixa no céu e que o sol girava em torno dela; que achava que mulheres que faziam chá que curavam dores eram bruxas; que negros não tinham alma e etc.

Mas o conservadorismo existe também no Direito (sempre influenciado, claro, pelo conservadorismo religioso). Assim, sempre que o Direito, impelido pelas mudanças históricas, tenta avançar aparece a barreira conservadora a impedir o progresso. Aliás, o conservadorismo é sempre barreira e nunca uma ponte. Assim, uma das frases mais interessantes de Jesus, que não era de forma alguma conservador, era: “ouvistes o que os antigos diziam; outra coisa porém vos digo”.

em progresso 0
Diver 1 mês 6 Respostas 149 visualizações Professor -2

Respostas ( 6 )

  1. Os Brasileiros tem medo de se expressão contra o regime

  2. Há pessoas que não querem que suas fantasias sejam desmoronadas.

  3. Você está confundindo o conceito de conservadorismo em essência com uma imagem pejorativa e reacionária. O conservadorismo na sua essência é o seticismo político, a descrença em políticos e no Estado, que se opõe às ideias progressistas que acreditam que o Estado é um Deus. Isso é ser conservador, o conservadorismo que você fala nem poderia ser chamado de conservadorismo.

    Quem queria impedir o desenvolvimento econômico e o progresso da humanidade durante a revolução industrial eram os sindicalistas ludistas (de esquerda) e não os conservadores. A luta contra as drogas era uma pauta de esquerda,

EU PRETENDO DEIXAR AQUI A MINHA RESPOSTA