Não tenho vontade de fazer nada, como posso mudar isso?
Pergunta
Perdeu a sua senha? Por favor indique o seu endereço email. Você vai receber no seu email um link que permite criar uma nova senha.
Seja Bem Vindo(a) à plataforma Eu Pergunto!
Você ainda não está registrado no nosso website? É muito simples e rápido. Por favor clique no botão em baixo e, em menos de um minuto, ficará a fazer parte da nossa comunidade.
Respostas ( 3 )
Não é fácil. Eu também sinto isso. Aqui seguem 5 formas de manter a motivação no trabalho (se você tiver motivado no trabalho, o resto vem naturalmente)
A paixão pelo que se faz não é garante de motivação contínua. Todos temos momentos de desânimo na atividade profissional. Descubra cinco formas de manter a motivação no trabalho e evitar esses momentos.
Definir objetivos
Uma das formas de manter a motivação no trabalho passa por ter claramente definidos os objetivos que o movem na sua atividade. Deve definir aquilo que pretende alcançar e a forma de o conseguir.
Se não o fizer, poderá surgir a questão “Estou a trabalhar para quê?”, um sinal de forte desmotivação para o trabalho. O objetivo deve ser específico, mensurável, atingível, realista e definido no tempo.
Encontrar significado no trabalho
Pode ter objetivos bem definidos e alcançá-los e mesmo assim sentir-se desmotivado, por não reconhecer a importância do que fez. Para manter a motivação, pense que o resultado do seu trabalho faz a diferença para alguém. Podem não ser os clientes diretos, mas os destinatários do produto ou serviço. Encontrar esse significado, saber que está a contribuir para o bem-estar ou melhoria de alguém é um importante fator motivacional no trabalho.
Pedir feedback
Se está desmotivado com o que faz profissionalmente, mantenha o contacto com pessoas da mesma área. Partilhe experiências e, acima de tudo, opiniões. Até poderá ficar surpreendido com o feedback positivo de uma determinada tarefa que não correspondeu às suas expectativas, ou receber dicas para melhorar e sentir-se mais motivado.
Aumentar a autonomia
Quando se trabalha por conta de outrem, ter autonomia parece ser utópico. Não falamos de decidir por si o que fazer, porque os objetivos são fixados pela entidade patronal, mas seja autónomo na forma de organizar o seu trabalho. Por exemplo, se tem tarefas variadas, alterando a rotina. Não torne o seu trabalho monótono e desmotivador fazendo a mesma coisa, sempre no mesmo dia e à mesma hora. Se o trabalho o permitir, estimule o seu cérebro alternando as suas habilidades e tarefas.
Disciplinar o trabalho em casa
Se trabalha em casa, sozinho, manter a motivação no trabalho não é tarefa fácil. A forma de o conseguir passa por criar uma rotina e um horário como se fosse trabalhar para fora, mas assegurando pausas na sua atividade. Porque trabalhar sozinho pode ser pouco entusiasmante, combata o isolamento mantendo contactos profissionais com clientes ou potenciais clientes.
Espero que ajude
Vibrando vontade. Tudo depende de você.
Eu sei como é isso. Me sinto assim tbm.