Marx

Pergunta

1) Apesar de sua elevada produtividade e sofisticação tecnológica, em que medida é possível afirmar que o capitalismo é, segundo Marx, um sistema econômico baseado em antagonismos e gerador de desigualdades sociais? Uma vez que ele se constitui a partir dos ideais de liberdade (liberdade econômica) e igualdade típicos da modernidade e norteadores da ideia de luta de classes defendida por MARX.

2) Por quais razões Karl Marx acreditava que o materialismo histórico era capaz de explicar a relação do ser humano em sociedade?

3) “Nenhum domínio se contenta com a obediência que não passa de submissão exterior pela razão, por oportunidade ou respeito; procura também despertar nos membros a fé em sua legitimidade, ou seja, transformar a disciplina em adesão à verdade que ele representa” (FREUND, 1980).

A) Por que se obedece na visão de Max Weber? Reconhecimento formal da necessidade da ordem (legitimidade), independente de opinião própria sobre o valor da ordem?

B) Explique porque os tipos de dominação propostos por Weber nunca, ou raramente se encontram em estado puro. Lembrando que um domínio não é inteiramente desprovido do outro.

4)        “A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso”. Parabéns Max Weber, você venceu! (Retórica Positivista). O que a retórica em questão tem a ver com a análise de Weber?

em progresso 0
Ricardo 6 meses 1 Resposta 250 visualizações Explicador 1

Resposta ( 1 )

  1. Há algum momento em que ele traz uma ideia nova que pode funcionar ou ficou apenas reclamando?

EU PRETENDO DEIXAR AQUI A MINHA RESPOSTA

Encontrar

Escolha aqui o tipo de vídeo.

Cole aqui o ID do vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=sdUUx5FdySs Exemplo: 'sdUUx5FdySs'.

Resposta anónima