É certo que ateus são mais motivados pela compaixão do que religiosos?

Pergunta

“Ame o próximo” é pregado em muitas igrejas. Contudo, um estudo da Universidade da Califórnia, Berkeley, sugere que pessoas altamente religiosas são menos motivadas pela compaixão ao ajudar um estranho do que ateus, agnósticos e pessoas sem religião. O que você acha?

Em três experimentos, os cientistas sociais descobriram que a compaixão consistentemente levou pessoas não religiosas a serem mais generosas. Em pessoas altamente religiosas, no entanto, a compaixão não estava relacionada com o quão generosas elas eram, de acordo com os resultados publicados na revista Social Psychological and Personality Science.

Os resultados desafiam uma suposição generalizada de que atos de generosidade e caridade são em grande parte motivados por sentimentos de empatia e compaixão, disseram os pesquisadores. No estudo, o vínculo entre compaixão e generosidade foi encontrado de forma mais forte para aqueles que se identificaram como não religiosos ou menos religiosos.

“No geral, descobrimos que, para pessoas menos religiosas, a força de sua conexão emocional com outra pessoa é fundamental para ajudar ou não essa pessoa”, disse Robb Willer, psicólogo social da UC Berkeley, coautor do estudo. “Os mais religiosos, por outro lado, podem fundamentar menos sua generosidade em emoções e mais em outros fatores, como doutrina, identidade comunitária ou preocupações com a reputação”.

A compaixão é definida no estudo como uma emoção sentida quando as pessoas observam o sofrimento dos outros e, em seguida, sentem motivação em ajudar, geralmente por um risco ou custo pessoal.

Texto retirado de publicação

em progresso 0
Silvana 4 semanas 1 Resposta 76 visualizações Estagiário 1

Resposta ( 1 )

  1. Se tu parar pra pensar, maioria dos religiosos fazem isso porque lhes foram prometidos um lugar melhor no paraíso, o que configura uma personalidade interesseira.
    Se tu observar, os religiosos fervorosos são mesmo um bando de interesseiros, apenas querem barganhar com deus.

EU PRETENDO DEIXAR AQUI A MINHA RESPOSTA