Covid-19: Pessoas vacinadas têm menos 95% de probabilidade de contrair o vírus

Pergunta

Uma pessoa que seja vacinada contra o novo coronavírus apresenta uma probabilidade 95% inferior de contrair a doença face à segunda, quem o diz é Manuel Carmo Gomes, professor de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em entrevista ao ”Diário de Notícias’ (DN).

«A eficácia global (das vacinas) ronda os 94% e os 95%. Isto significa que uma pessoa que seja vacinada, comparativamente com uma em tudo igual, mesmo sexo, mesma idade, mas que não seja vacinada, tem uma redução de risco em contrair a doença de 95% em relação à segunda. É isto que esta eficácia significa», explica o responsável que também faz pare da comissão técnica de vacinação.

Manuel Carmo Gomes indica que «ainda estamos a aguardar mais informação sobre a eficácia a nível de grupos de idade, mas, no caso da Pfizer, esses números já existem, embora não se baseiem numa amostra muito grande de pessoas infetadas. No entanto, e aparentemente, a eficácia mantém-se muito elevada em todas as idades para as quais a vacina foi usada nos ensaios clínicos».

Sobre os números em concreto o especialista refere: «Estamos a falar da vacina da Pfizer, cujos números indicam uma eficácia global de 95%. Em relação aos grupos etários, os números revelam que entre os 16 e os 55 anos, a eficácia é de 95,6%, em maiores de 55 anos a eficácia é de 93,7%, nos maiores de 65 anos, um grupo mais estreito do que o anterior, a eficácia é de 94,7%.

«Nos maiores de 75 anos é onde ainda não se sabe, já existe um número, mas não é confiável, o intervalo de confiança é demasiado largo. A razão tem que ver com o facto de nos ensaios clínicos realizados estarem muito poucas pessoas maiores de 75 anos», explica.

O responsável revela ainda que «comparativamente entre homens e mulheres a eficácia em homens é de 96,4%, nas mulheres é de 93,7%. Como vê, a eficácia é muito elevada. Existem dúvidas nos maiores de 75 anos, mas também nos adolescentes e nas crianças, porque pessoas destas idades não estiveram presentes nos ensaios, e não podemos dizer nada sobre estas faixas etárias».

Fonte: executivedigest.sapo.pt

em progresso 0
Diver 9 meses 2020-12-14T11:18:16-01:00 1 Resposta 81 visualizações Profissional 0

Resposta ( 1 )

    0
    2020-12-15T18:25:09-01:00

    Ótimo!

EU PRETENDO DEIXAR AQUI A MINHA RESPOSTA

Encontrar

Escolha aqui o tipo de vídeo.

Cole aqui o ID do vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=sdUUx5FdySs Exemplo: 'sdUUx5FdySs'.

Resposta anónima