A história de uma tragédia anunciada?

Pergunta

1.
As imagens em Nova Iorque são catastróficas. Mas a morte começa a espalhar-se pelos vários estados americanos. Como antes se espalhara por Espanha, Itália, França ou Inglaterra, Só que em maior número, nas últimas 48 horas perderam a vida mais de quatro mil pessoas nos Estados Unidos e a tendência será para continuar ou piorar. Uma inominável tragédia.

2.
O sistema de saúde americano é caro. A classe média não tem problemas, mas as hipóteses de um pobre ser bem tratado num hospital são reduzidas. Um sistema liberal, darwiniano, implacável. Obama tentou mudar as regras do jogo, introduziu o Obamacare, mas Trump fez finca-pé no regresso à barbárie. O regresso a um sistema onde não há complexos: existem apenas os ricos e os pobres, os fracos e os fortes, os brancos e os outros.

3.
Na presidência americana está um monstro egocêntrico. Alguém que até há uns dias desvalorizou por completo a pandemia porque a América não foi feita para estar parada. Como o mundo lhe começou a cair em cima procurou culpados, primeiro a China e agora a Organização Mundial de Saúde. Depois, numa inacreditável conferência de imprensa confessou aos americanos que será um grande sucesso da sua administração se baixarem a fasquia dos 200 mil mortos. Não duvidemos que irá tudo a eito. O homem não terá escrúpulos em encontrar os culpados que forem necessários para assegurar a reeleição.

4.
Este tempo talvez nos ofereça, enquanto civilização, uma oportunidade para separar o trigo do joio. Será que as pessoas não percebem a diferença entre políticos responsáveis e loucos? Será que se sentem seguros em ser governados por gente como Trump ou Bolsonaro? Será que os portugueses, vendo agora André Ventura a dizer coisas, não serão capazes de concluir o quanto é ridículo? O quanto é absurda e aviltante a hipótese de multiplicar deputados?

5.
Talvez nos ofereça por fim a hipótese de perceber bem o que significa ser liberal num tempo histórico com tantos milhões de desprotegidos que, sem amparo, morrem por ter nascido na margem errada. Sei que é uma grande chatice pagar impostos, que é uma chatice todos os meses o Estado ir-me ao bolso, mas prefiro isso ao salve-se quem puder, à selva onde cada um está por si. Uma selva onde os mais fracos, como na natureza, são devorados ou morrem abandonados numa valeta onde serão ridicularizados por serem fracos. Por serem lúmpen. Por estarem a mais.

Texto: Luís Osório

em progresso 0
Diver 2 meses 6 Respostas 194 visualizações Professor 0

Respostas ( 6 )

  1. Predadores é o que eles são.

  2. Sinto muito, mas nenhum país no mundo está preparado! Nenhum país foi feito para parar. Esse vírus foi espalhado pela China, um país comunista! Nunca pensaram em cobrarem deles a responsabilidade dessa catástrofe!? Agora o Trump é o culpado, rs… Sabia que os chineses comem morcegos, lavas de insetos, escorpiões, cobras ? Lembra da gripe aviária? Da gripe do porco? E agora a tal da covid19,  tudo exportação chinesa! Desculpa professor bonitão, quem formou sua maneira de pensar, nada mais nada menos que um comunista qualquer, sua opinião não é válida. Você para mim não passa de uma cobaia soviética! Você nem sequer pensa por sì próprio…

    • Para sua informação gripe suína teve origem no México e não na China.

      E sim, neste caso a China deverá ser altamente penalizada por ter ocultado a gravidade da situação no seu início.

      Trump e Bolsonaro vão pagar caro pelos atos genocidas que estão a praticar. O Trump é esperto.. já entendeu que deve mudar de discurso e tem mudado radicalmente a sua postura, o Bolsonaro coitado mistura fanatismo religioso com um grau de inteligência notavelmente inferior. Neste momento o mal está feito. Ela já conseguiu que ninguém valorizasse o problema e já espalhou virus por todo o lado. A história vai lembrar-se disso

    • Continuem a ser como estas pessoas inteligentes…

  3. Vou partilhar.. Esse texto tá fantástico Diver

EU PRETENDO DEIXAR AQUI A MINHA RESPOSTA

Encontrar

Escolha aqui o tipo de vídeo.

Cole aqui o ID do vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=sdUUx5FdySs Exemplo: 'sdUUx5FdySs'.

Resposta anónima